A modelagem 3D está presente nas mais diversas áreas e conteúdos que consumimos diariamente, sabia?
Na animação, na propaganda, nos games, na arquitetura, no design, na criação de cenários… a lista de aplicações é quase infinita (e tende a crescer cada vez mais!).
Podemos entender a Modelagem 3D como a criação de objetos sólidos através da representação matemática de uma superfície ou de um objeto volumétrico, vivo ou animado. É a criação do modelo tridimensional através de um software de processamento 3D.
Esses modelos 3D são compostos por faces sólidas e texturas - representações de superfícies sem volume. Os objetos criados vão compor cenas como prédios, ruas personagens e animações, que serão então renderizados.
Os primeiros modelos 3D foram criados nos anos 60. Nessa época, poucos profissionais estavam diretamente envolvidos com a criação e a aplicação da modelagem, pois não havia muito interesse em utilizar as possibilidades dessa área de forma artística. Foi então que, em 1963 Ivan Sutherland e David Evans finalizaram o desenvolvimento do primeiro software de modelagem: o Sketchpad. Eles inauguraram o primeiro Departamento de Tecnologia Computacional da Universidade de Utah nos Estados Unidos. Em 1969, os dois professores fundaram a primeira empresa de Desenvolvimento de Gráfico 3D - A Evans & Sutherland.
Nos anos 70, essa área era mais utilizada pela televisão e em campanhas publicitárias. Mas com o tempo, a modelagem passou a ser adotada por diversas áreas do mercado, até que nos anos 90, com sucesso arrasador de Toy Story e dos primeiros games 3D, seus trabalhos caíram de vez no gosto da cultura pop. Hoje, a modelagem 3D é parte indispensável de nossas vidas!
Quem aí se interessa pelo assunto e arrisca dizer em qual curso aqui do ROE é possível aprender um pouco sobre modelagem 3D? 👀
Fonte: O que é modelagem 3D - Escola de Comunicação e design Digital, Instituto INFNET
✔ Vem fazer uma aula experimental gratuita!!!!
Comments