1 Gamificação
✔ Consiste em acrescentar técnicas de jogos em atividades comuns para
engajar, resolver problemas e melhorar o aprendizado em sala de aula.
✔ Utilizando os elementos como rankings, missões e tarefas encontradas em games os alunos passam a ter mais interesse pelos estudos e são estimulados à competitividade saudável.
2 Softwares de Acessibilidade
✔ Ferramentas como dicionário de libras, programas de leitura de tela e software de reconhecimento de voz e editores de audiolivros são alguns exemplos de software de Acessibilidade.
✔ Estas ferramentas podem auxiliar para o oferecimento de um serviço utilizado por estudantes com necessidades especiais.
3 Plataformas de Leitura
✔ Sites aplicativos ou aparelhos que permitem que o usuário acesse uma grande quantidade de textos digitais e mantenha um acompanhamento constante do seu progresso.
✔ A grande vantagem da leitura digital é a possibilidade de ler o que quiser em qualquer lugar, sem a necessidade de carregar os livros físicos.
4 Realidade Virtual
✔ Utilizados de forma criativa e relevante em salas de aula, os óculos com visão em 3D e em 360º permitem a interação com objetos virtuais e experiências em primeira pessoa dentro do material didático.
✔ Objetivo desta ferramenta é que a sensação de tempo e espaço que acompanha o mundo virtual ajude a envolver os alunos em lições, orientando em sua aprendizagem.
5 Educação a Distância
✔ O EAD é uma modalidade bastante comum na oferta de cursos de Graduação e Pós Graduação.
✔ Esses cursos são realizados pela internet, através de um portal acadêmico com o material didático em forma de texto e vídeo aulas.
✔ Ideal para quem tem agenda cheia e não dispõe de muito tempo para dedicar-se aos estudos, e não pode se deslocar até uma instituição de ensino.
Que a tecnologia vem ganhando cada vez mais espaço no meio educacional não é novidade para ninguém, né?
A transformação tecnológica constante tem influenciado diretamente no processo de ensino e aprendizagem, gerando mudanças significativas em escolas por todo o país. As instituições deixaram de enxergar a tecnologia em sala de aula como uma distração
e, hoje especialmente depois de nos depararmos com a obrigação de um isolamento social e a obrigatoriedade de aulas à distância, não seria possível deixar o aprendizado alheio às tendências digitais.
Já falamos por aqui sobre as inúmeras vantagens do uso da tecnologia na educação, e hoje viemos mostrar para vocês as cinco principais tendências digitais que têm contribuído para o processo educacional.
Aqui no ROE praticamos a gamificação há muito tempo, observamos o engajamento dos alunos de forma muito significativa. No início do ano passado aderimos à modalidade EAD e estamos colhendo ótimos resultados, temos alunos em diversas cidades de
nosso estado, de outros estados e até de outros países. Estes são apenas alguns exemplos de tecnologias que utilizamos em nossas aulas. Vem conhecer o ROE!
コメント